A importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para o câncer de colo de útero – Saúde Beneficência
loader

SAC : 0800-202 0255

Para reclamações, elogios, dúvidas e sugestões.

A importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para o câncer de colo de útero

Março Lilas

A importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para o câncer de colo de útero

  • 15 de março, 2023

A prevenção é o melhor caminho para, se necessários forem, encontrarmos os melhores tratamentos, em busca de cura, para o câncer de colo de útero.  Quanto mais cedo os sinais forem constatados maiores são as chances de sucesso no tratamento,  que pode reduzir o número de complicações e agravos à saúde. 

Uma vez que a doença é detectada precocemente, é provável que os custos de tratamento sejam menores, pois é possível que os procedimentos médicos sejam iniciados antes que a doença se agrave. 

Desse modo, descobrir doenças antecipadamente pode contribuir para o bem-estar psicológico dos pacientes, pois eles podem obter tratamento extemporâneo e, assim, evitar o desenvolvimento de sentimentos de medo e ansiedade.

Por isso, no artigo de hoje, ressaltaremos a relevância e quais são os meios adequados para você realizar tratamentos caso for diagnosticado com câncer, principalmente o de colo de útero. 

O que é câncer de colo de útero? 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer no colo do útero é um tipo de câncer que se desenvolve na parte inferior do útero que se conecta a vagina. É o terceiro mais comum entre as mulheres de todo o mundo e, frequentemente, é diagnosticado entre as idades de 25 e 55 anos. 

A maioria dos casos são causados pelo vírus do papiloma humano (HPV), que é uma infecção sexualmente transmissível (IST). Inclusive, a vacina para HPV já é disponibilizada no Brasil, para determinada faixa etária, precocemente, pelo SUS, Sistema Único de Saúde (meninas de 9 a 14 anos e meninos de 12 e 13 anos).  Alguns fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de colo do útero são identificados e incluem:  manter múltiplos parceiros sexuais, tabagismo, uso de anticoncepcionais orais e ter um sistema imunológico enfraquecido.

Quais são os sintomas?

  • Sangramento vaginal após a menopausa
  • Sangramento entre os períodos
  • Corrimento vaginal anormal, aquoso ou tingido de sangue
  • Dor na pelve
  • Dor durante a relação sexual
  • Perda de peso
  • Menstruação anormal, pesada ou irregular

Portanto, tratar o câncer no colo do útero é fundamental para prevenir ou interromper o desenvolvimento e a disseminação da doença, sendo que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem ajudar a salvar vidas. O tratamento ajuda a reduzir o número de mortes por câncer de colo de útero em mulheres em todo o mundo. 

Saiba que você pode contar com a gente do Saúde Beneficência para todo e qualquer tipo de tratamento – que tal conhecer agora mesmo as nossas redes credenciadas de saúde? Acesse nosso site – Clique aqui 


ATENDIMENTO AO BENEFICIÁRIO


SAC : 0800-202 0255


sac@saudebeneficencia.com.br

Para reclamações, elogios, dúvidas e sugestões.