A campanha Julho Amarelo é celebrada no Brasil desde 2019, quando foi instituída pela lei nº 13.802/2019 e coincide com o dia mundial da luta contra as hepatites virais, celebrado em 28 de Julho, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano de 2010.
A campanha tem como objetivo a conscientização, prevenção e controle das hepatites virais, além de promover a vigilância e o diagnóstico precoce dessas doenças.
Vamos entender o que são as hepatites virais, quais os tipos mais comuns e, principalmente, como se prevenir. Informação é o primeiro passo para proteger sua saúde e a de toda a sua família.
As hepatites virais são infecções que atingem o fígado e podem ser leves, moderadas ou graves. São causadas por vírus, mas algumas hepatites são causadas por uso de medicamentos, álcool e outras drogas ou até mesmo por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Quando não tratadas, elas podem evoluir para problemas graves, como cirrose e câncer hepático. No Brasil, os tipos mais comuns são a hepatite A, B e C.
De acordo com o Ministério da Saúde, muitas pessoas ainda não sabem que têm a doença, pois na maioria das vezes, são doenças silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Por isso, o diagnóstico precoce é muito importante.
Hepatite A
É transmitida principalmente pelo consumo de água ou alimentos contaminados. É uma infecção leve e se cura de forma espontânea.
Hepatite B
É o segundo tipo com maior incidência e pode ser transmitida pelo contato com sangue contaminado, através de relações sexuais desprotegidas e de mãe para filho durante o parto. Pode ser transmitida também por instrumentos utilizados por manicures, colocação de piercings ou tatuagens quando feitas com materiais que não foram esterilizados corretamente.
Hepatite C
Segundo o Ministério da Saúde, a hepatite C é considerada a maior epidemia da humanidade hoje, sendo 5 vezes superior à AIDS/HIV. É a maior causa de transplantes de fígado, devido a complicações como cirrose, câncer e insuficiência hepática, podendo levar até mesmo à morte.
Também é transmitida pelo sangue, principalmente pelo compartilhamento de objetos cortantes, seringas e materiais não esterilizados. Assim como os outros tipos de hepatites, na maioria das vezes não apresenta sintomas e só é descoberta em exames de rotina. Não possui vacina.
Hepatite D
Ocorre apenas em pacientes contaminados pela hepatite B. Isso acontece pois a hepatite D é considerada um vírus incompleto que necessita da presença do vírus da hepatite B para se replicar, causando assim a infecção.
Hepatite E
É transmitida principalmente pelo consumo de água ou alimentos contaminados. É uma infecção considerada na maioria dos casos, como benigna e não se torna crônica, porém, gestantes que forem infectadas, podem apresentar formas mais graves da doença.
Quais são os sintomas das hepatites virais?
As hepatites virais muitas vezes se desenvolvem de forma silenciosa, sem causar sintomas claros nos estágios iniciais. No entanto, algumas pessoas podem apresentar sinais que merecem atenção. Entre os sintomas mais comuns das hepatites virais estão:
Cansaço frequente
Dor abdominal
Náuseas e vômitos
Urina escura e fezes claras
Icterícia (pele e olhos amarelados)
A prevenção é a forma mais eficaz de combater as hepatites. Veja algumas orientações simples que fazem toda a diferença:
Tomar vacinas: existem vacinas seguras e eficazes contra as hepatites A e B. Lembre-se que a melhor forma de se prevenir contra a hepatite D é vacinando contra a hepatite B.
Usar preservativo: Use em todas as relações sexuais para reduzir o risco de contaminação.
Manter boa higiene: Lave as mãos com água e sabão frequentemente e após o uso de sanitários, trocas de fraldas e antes de preparar alimentos. Lave bem frutas, legumes e verduras com água tratada, beba água filtrada ou fervida e cozinhe bem os alimentos, especialmente carnes.
Ter cuidado com objetos pessoais: não compartilhe objetos de uso pessoal que possam ter entrado em contato com sangue, como lâminas de barbear, alicates de unha, seringas ou escovas de dente.
Fazer exames de rotina: Realize exames periódicos para detectar essas doenças de maneira precoce.
As hepatites virais podem ser silenciosas, mas com informação, prevenção e acompanhamento médico, é possível se proteger e ter qualidade de vida. Durante o Julho Amarelo convidamos você para fazer seus exames e colocar a vacinação em dia.
Conte com o plano Saúde Beneficência, para esclarecer dúvidas, agendar consultas, exames e cuidar da sua saúde de forma completa.
Agendamentos através do telefone ou WhatsApp: (19) 2519-6199
Precisa de ajuda?
Entre em contato com a nossa Central de Atendimento (SAC) pelos canais abaixo:
Previna-se e proteja quem você ama.